Reduzir o preço do Plano de Saúde é uma preocupação constante das empresas. Entenda os custos e conheça soluções reais para diminuir o valor do plano.

Possuir o Plano de Saúde Empresarial na política de benefícios de sua empresa significa oferecer um importante benefício para atrair e reter talentos.

Porém você está satisfeito com o preço do Plano de Saúde?

O fato é que o preço deste serviço é oneroso no orçamento das empresas. Já é a segunda maior despesa da área de RH e fica atrás apenas da folha de pagamento.

Explicamos a seguir os principais motivos para estes custos e apresentamos soluções viáveis para reduzi-los.

 

1. Planos e condições desalinhadas com a necessidade

 

Ajuste do Plano de Saúde e condições com a necessidade

 

Com o decorrer do tempo, as necessidades e as estruturas das empresas mudam, sendo necessário ajustar os produtos e serviços contratados.

Igualmente, é saudável para qualquer negócio ter flexibilidade em rever as regras e condições.

Soluções

  1. Pesquisar novos Planos de Saúde e operadoras pode trazer boas surpresas do mercado atual;
  2. Ajustar abrangência de atendimento: por exemplo, muitas vezes uma rede nacional pode ser desnecessária para sua empresa e beneficiários;
  3. Considerar dependentes com até 18 anos, pois é uma faixa etária com baixa utilização e ajuda a diluir o risco;
  4. Adotar ou reavaliar política de contribuição do funcionário para a mensalidade;
  5. Adotar ou reavaliar política de coparticipação.

Solicite cotação de plano de saúde.

 

2. O modelo de remuneração do setor

Os prestadores de serviços médicos como hospitais, clínicas e laboratórios costumam ser remunerados por cada serviço prestado, chamado fee-for-service. Assim, quanto maior a utilização do convênio, maior o faturamento destes estabelecimentos.

Neste modelo há um evidente conflito de interesses, pois financeiramente a operadora tem empenho em controlar e/ou reduzir custos, enquanto os prestadores têm necessidade de crescer ou melhorar suas margens. Em sua maioria, operadoras e prestadores de serviço são companhias privadas com fins lucrativos.

Soluções

  1. Buscar operadora que pratique maior controle de gastos; por exemplo, que tenha rede própria em sua região, o que reduz o modelo de remuneração por serviço;
  2. Negociar junto a prestadores de serviços os atendimentos excepcionais que envolvam altos custos pelos modelos de remuneração de valor (citados abaixo). Por exemplo, negociar com hospital especializado o tratamento completo contra câncer de algum beneficiário;
  3. Remuneração por valor: trata-se de uma solução de longo prazo, pois depende da alteração de todo setor para esse novo modelo, fazendo com que prestadores de serviço e operadoras de saúde tenham os mesmos interesses financeiros para solução dos problemas médicos dos pacientes. Há como opções o pagamento por performance (pay for performance) , onde remunera conforme índices de desempenho, e o pagamento por pacote (bundled payments), onde se paga um valor fixo pela solução completa de atendimento.

Solicite cotação de plano de saúde.

 

3. Utilização inadequada do convênio médico

 

Utilização inadequada do Convênio Médico

 

A carteirinha do convênio médico oferece liberdade aos beneficiários para escolher diversos prestadores de serviços, o que é considerado por muitas pessoas como um “cheque em branco”.

Devido a esta liberdade, a assistência médica pode ser utilizada de forma equivocada ou fraudulenta; por exemplo, em caso de uma leve dor de cabeça o usuário do plano procurar um pronto socorro hospitalar ou, a pedido de um familiar, emprestar a carteirinha para outra pessoa utilizar. São situações que infelizmente acontecem.

Soluções

  1. Buscar como alternativa operadora com centros clínicos próprios para atender as principais necessidades e especialidades médicas (exemplos: clínica geral, ortopedia, ginecologia, pediatria, cardiologia);
  2. Conscientizar os colaboradores sobre a utilização adequada e responsável do convênio médico;
  3. Disponibilizar ambulatório no local de trabalho;
  4. Adotar ou expandir política de coparticipação, que servirá para moderar utilização.

Solicite cotação de plano de saúde.

 

4. Saúde ocupacional

 

Saúde Ocupacional

 

Cuidar e acompanhar a saúde dos colaboradores traz benefícios no longo prazo, com impactos positivos nos custos do convênio médico.

Nem todas as corporações têm papel ativo na gestão da saúde ocupacional, restringindo-se apenas aos exames obrigatórios, como os exames admissional, periódico, retorno ao trabalho e demissional, entre outros.

Soluções

  1. Identificar o perfil de saúde das pessoas para entender e diagnosticar as principais necessidades e grupos de risco, tais como portadores de doenças crônicas e gestantes;
  2. Correlacionar indicadores do plano com mercado e dados do RH. Com estas informações é possível identificar lacunas ou discrepâncias na utilização do convênio médico;
  3. Atuar na prevenção, oferecendo programas de incentivos e orientação. Exemplo: entre os maiores custos do plano de saúde estão os tratamentos contra o câncer, que, se descoberto precocemente, aumenta as chances de cura e reduz quantidade de intercorrências. O acompanhamento médico regular, aliado ao melhor estilo de vida, alimentação equilibrada, entre outras ações ajudam muito na saúde das pessoas e utilização equilibrada do plano;
  4. Realizar periodicamente o comitê de saúde com equipe multidisciplinar para avaliar necessidades, propor soluções e executar plano de ação;
  5. Buscar e identificar operadoras que disponibilizam programas de saúde para realizar ações complementares de promoção à prevenção e acompanhamento.
  6. Contar com especialista de benefícios para ajudar a diagnosticar os problemas, as necessidades e a direcionar as ações. Compartilhar com especialista amplia a visão e ajuda a conferir os cenários e escolhas, o que assim aumenta as chances de soluções.

Solicite cotação de plano de saúde.

 

5. Expectativa de vida das pessoas

 

Expectativa de vida das pessoas

 

Estamos vivendo mais, o que traz possibilidades de novos projetos e sonhos, sempre acompanhados da incerteza e da ansiedade para uma vida saudável.

O aumento da idade eleva a probabilidade de diversas doenças e necessidades médicas. A perda de massa muscular com o passar dos anos gera menor força e aumento da possibilidade de acidentes; aos 40 anos há maior probabilidade de câncer de mama em mulheres; e aos 50 anos maior probabilidade de câncer de próstata aos homens.

Soluções

  1. Trabalhar na prevenção de doenças traz resultados mais eficientes;
  2. Promover a conscientização de hábitos saudáveis e checkups regulares, se possível apoiar na realização;
  3. Contratar operadora especializada no atendimento ao perfil desejado e rede ajustada;
  4. Equilibrar a pirâmide etária com utilizadores de menor risco, como dependentes da primeira faixa de idade da ANS (entre 0 a 18 anos).

Solicite cotação de plano de saúde.

 

6. Novas tecnologias e aumento do Rol de Procedimentos da ANS

 

Novas tecnologias e aumento do Rol de Procedimentos da ANS

 

A descoberta de procedimentos e tratamentos mais eficazes são motivos de esperança para pacientes, no entanto as novidades quase sempre cobram um preço maior ao convencional.

O Rol de Procedimentos é atualizado a cada 2 anos e, embora atenda a maioria das necessidades médicas, não contempla cem por cento dos procedimentos disponíveis.

Soluções

  1. Correlacionar resultados e eficiência das novas tecnologias com formas tradicionais pode evidenciar benefícios ao paciente e até economia de recursos. Por exemplo, um tratamento com maior índice de resposta e recuperação acelerada permitirá alta hospitalar em menor tempo, reduzindo gastos para operadora e cliente;
  2. Submeter o procedimento não atendido à análise excepcional pela operadora, envolvendo a área de relacionamento ou até mesmo Ouvidoria, que desta forma poderá reavaliar casos especiais conforme argumentos expostos.

Solicite cotação de plano de saúde.

 

Conclusão

Mudanças acontecem e alteram as necessidades das empresas e por isso uma boa gestão do Plano de Saúde permitirá obter preços mais adequados.

O benefício de agir nas situações expostas acima é poder mudar o rumo de elevação do preço do Plano de Saúde da sua empresa.

É importante ter o auxílio de um especialista para avaliar e escolher melhor.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos de Saúde para necessidade da sua empresa.

 

Precisando de ajuda com Plano de Saúde da sua empresa?

Consulte nossos especialistas para fazer melhores escolhas de benefícios.

Dúvidas Frequentes
Veja as dúvidas mais frequentes
Proposta
Solicitar Proposta de Plano de Saúde