Planos de saúde, odontológico, vale-alimentação, horário flexível, trabalho a distância. A lista de benefícios RH empresariais é extensa, conheça todos estes para escolher melhor.

Manter as pessoas engajadas com os objetivos da empresa não é tarefa fácil, uma política de benefícios consistente ajuda a ter uma equipe dedicada para vencer os desafios diários.

Conheça mais sobre os benefícios empresariais para adotar em sua empresa e enriquecer a política de RH (Recursos Humanos). O resultado será atrair e reter talentos, satisfazer a equipe e, consequentemente, melhorar a produtividade.

Benefícios RH - Cuidados com os funcionários

Benefícios RH mais desejados pelos funcionários

Escolher corretamente os benefícios empresariais é fundamental para satisfação da equipe. Com colaboradores satisfeitos, a companhia consegue atrair e reter mais talentos e, assim, aumentar a produtividade.

Compartilhamos abaixo um relevante resultado da pesquisa feita pela consultoria Hays sobre os benefícios RH mais valorizados pelos colaboradores, confira:

Benefícios mais valorizados pelos funcionários

A pesquisa revela que os profissionais desejam, além de benefícios convencionais como plano de saúde, vale-alimentação e seguro de vida, benefícios motivacionais que melhorem sua qualidade de vida, como horário de trabalho flexível e realizar o trabalho a distância.

Lembramos que a adoção de cada benefício precisa ser compatível com o orçamento da empresa por longo prazo e modelo de negócio. Importante que a política e condições sejam registradas internamente e estejam compatíveis com o acordo coletivo da sua categoria.

Benefícios RH para Empresas

Afinal, o que são Benefícios RH Empresariais?

Benefícios são auxílios ou vantagens extra-salariais para finalidades específicas. São concedidos para melhoria na qualidade de vida dos funcionários, motivação e retenção de talentos. Investir em benefícios traz resultados positivos aos colaboradores e para empresa.

Os benefícios servem como incentivo aos funcionários, que poderão desfrutar de serviços que dificilmente teriam individualmente. Com colaboradores satisfeitos, a empresa torna-se mais valorizada pelos profissionais e competitiva no mercado.

Diferente do aumento salarial que incide encargos sociais obrigatórios (INSS, FGTS, 13º Salário, por exemplo), os benefícios regulados estão livres de encargos sociais e contabilizados como despesas operacionais, outra vantagem para empresa.

Conheça a seguir os principais Benefícios RH para adotar em sua empresa.

Tipo de Benefícios RH Empresariais

Separamos em categorias os benefícios empresariais:

Detalhamos melhor a seguir, confira!

Benefícios RH Financeiros

Neste segmento consideramos todos os itens que precisam ser diretamente adquiridos pela empresa em formato de produto ou serviço. Confira abaixo os principais deles que a BenefíciosRH separou:

Plano de Saúde

Plano Odontológico

Seguro de Vida

Vale-Alimentação

Vale-Refeição

Vale-Transporte

Auxílio educação para funcionários

Previdência Privada Empresarial

Empréstimo Consignado

Benefício: Plano de Saúde

Benefícios RH - Plano de SaúdeO Plano de Saúde é unanimidade na preferência dos funcionários. Diferentes pesquisas apresentam sempre este serviço como o mais desejado pelos colaboradores.

Lembrado por todos os candidatos e colaboradores, é sempre o item que desperta mais atenção no pacote de benefícios das empresas.

Igualmente a sua relevância, o preço do Plano de Saúde é um item de atenção para escolha correta e adequada, buscando atender as necessidades e orçamento da empresa.

Sua utilização é exclusiva para necessidades em saúde, como: realização de consultas médicas, exames, tratamentos, atendimento de urgência, prevenção, entre outras.

Benefício para empresa: o plano de saúde é o Benefício RH mais valorizado pelos funcionários, o melhor para atrair e reter talentos. Os funcionários podem utilizá-lo na prevenção e tratamento de doenças, tendo mais saúde e vitalidade. Ajuda a empresa na redução de faltas e atrasos (absenteísmo), consequentemente, aumentar produtividade.

Benefício: Plano Odonto

Benefícios RH - Plano OdontoUm benefício que gera a simpatia dos colaboradores é o Plano Odontológico, afinal, as pessoas sempre têm interesse em ter ou manter um belo sorriso.

O Plano Odonto oferece atendimento para prevenção e tratamento de problemas bucais, mantendo a saúde e bem-estar das pessoas. O usuário do plano tem a sua disposição uma rede de dentistas credenciados para realização de consultas e tratamentos, de acordo com o plano contratado.

Este Benefício RH tem excelente relação custo-benefício para as empresas: preço relativamente baixo em comparação a outros serviços, e sempre é bem recebido pelas pessoas.

O Plano Odonto é extensível aos familiares (dependentes e agregados) como cônjuges, filhos, pai, mãe, sogro, sogra, netos, irmãos, entre outros. Esta característica prestigia a família do funcionário e valoriza a empresa.

Benefício para empresa: bem aceito pelas pessoas e com baixo custo. As consultas mais regulares ao dentista permitirão aos funcionários atuar com mais prevenção nos cuidados com a boca e terem menos problemas dentais, que poderiam afetar sua produtividade.

Benefício: Seguro de Vida

Benefícios RH - Seguro de VidaEmbora o Seguro de Vida às vezes seja esquecido devido sua baixa frequência de utilização ou preconceito desnecessário, este sempre é lembrado em momentos mais severos da vida.

Todos nós estamos sujeitos a eventos imprevisíveis, o Seguro de Vida oferece proteção em situações críticas, ajudando a pessoa e sua família a manter o mesmo padrão de vida ou minimizar dificuldades financeiras.

Diversas categorias profissionais determinam obrigatoriedade em fornecer Seguro de Vida, alguns exemplos: bares e restaurantes, comércio, escritórios de contabilidade, construção, postos de combustíveis, entre outros.

Este benefício RH tem preço bastante diversificado, conforme garantias contratadas. Sempre recomendado para qualquer empresa, já que pode ser adaptado para qualquer orçamento.

Benefício para empresa: proteção financeira da empresa e tranquilidade dos funcionários.

Benefício: Vale-Alimentação

Benefícios RH - Vale-AlimentaçãoEntre os benefícios mais comuns nas empresas está o vale-alimentação, um cartão que permite a compra de alimentos em supermercados, mercados, mercearias, açougues, entre outras lojas comerciais.

O vale-alimentação é um substituto natural da cesta básica, com vantagens: oferece liberdade para cada pessoa escolher os alimentos que realmente consome, além da conveniência de comprar estes alimentos próximo de sua casa.

Devido atender as necessidades básicas de qualquer família, o vale-alimentação é sempre bem aceito pela equipe. A empresa tem liberdade para oferecer o benefício com valor ajustado ao seu orçamento, desta forma é acessível para empresas de qualquer porte (MEI, PME e grandes corporações).

Benefício para empresa: oferecer aos funcionários e suas famílias acesso à alimentação básica adequada, o que gera maior resistência a doenças e melhor saúde, consequentemente, reduz faltas ou afastamentos.

Benefício: Vale-Refeição

Benefícios RH - Vale-RefeiçãoÚnico benefício que oferece integração social, o vale-refeição (VR) é utilizado em momentos de relaxamento e convivência entre a equipe da empresa.

Disponível através de cartão, este benefício permite aos funcionários realizarem refeições em estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, padarias e lanchonetes. O objetivo é que o trabalhador se alimente adequadamente para que mantenha sua saúde e produtividade.

O valor de crédito do vale-refeição é definido pela própria empresa de acordo com orçamento e média de preços praticados na região que trabalha. Algumas vezes o valor por dia pode gerar divergência de opiniões, causadas principalmente por orçamentos mais modestos ou falta de equilíbrio na utilização pelo usuário. No entanto, sempre muito bem aceito e requisitado.

Benefício para empresa: oferecer ao funcionário meio para se alimentar adequadamente durante o expediente de trabalho e, com isso, manter boas condições de saúde. Os resultados são a maior resistência física e menor incidência de doenças, faltas ou atrasos no trabalho (absenteísmo).

Benefício: Vale-Transporte

Benefícios RH - Vale-TransporteO vale-transporte é o benefício que garante ao funcionário o transporte ao trabalho e retorno para residência, é o único obrigatório por lei e, por isso, o mais tradicional.

Qualquer funcionário que não precisar do benefício, por morar próximo ao trabalho ou possuir outros meios de condução, pode abdicar deste benefício. É permitido a empresa descontar até 6% do salário base do colaborador a título de contribuição.

O vale-transporte é utilizado em transportes públicos como ônibus, metrô ou trem, e cada empresa de transporte municipal é responsável pelo seu bilhete, atualmente comercializado em formato de cartão, bilhete ou até fichas.

A empresa pode oferecer outros meios alternativos de transporte em substituição a este benefício.

Embora o vale-transporte seja fundamental para garantir que o funcionário chegue ao local de trabalho, é pouco valorizado devido ser muito comum no mercado de trabalho.

Benefício para empresa: garantir a presença dos colaboradores no local de trabalho.

Benefício: Auxílio educação para funcionários

Benefícios RH - Auxílio educação para funcionáriosO mercado de trabalho impõe desafios diários, constantemente são exigidas novas habilidades e surgem nichos. O bom profissional precisa manter-se atualizado para buscar soluções às adversidades.

Desta forma, são necessárias capacitação e atualização constantes para melhorar habilidades ou aprender novas. Há diversos meios para isto, por exemplo: pós-graduação, MBA, Mestrado, cursos livres, intercâmbio, entre outros.

Líderes sabem que profissionais qualificados geram melhores resultados. Apoiar o profissional nesta capacitação, além de melhorar o desempenho, fortalece os vínculos entre a empresa e pessoas.

Benefício para empresa: ter profissionais mais qualificados para os desafios do mercado.

Benefício: Previdência Privada Empresarial

Benefícios RH - Previdência Privada EmpresarialQuais são suas garantias de se aposentar pelo sistema público de previdência (INSS)? Atenção: o sistema apresenta prejuízos anualmente, demonstrando fragilidade e gerando incerteza do pagamento aos aposentados no futuro. Além disso, o limite (teto) do valor previdenciário público está aquém do custo de vida de muitos brasileiros.

A forma mais concreta de qualquer empresa demonstrar a preocupação com o futuro de seus colaboradores é o benefício de Previdência Privada Empresarial (Complementar). Com este, a empresa estrutura junto com parceiro financeiro um plano para oferecer aos colaboradores.

O plano funciona como um fundo, onde mensalmente o colaborador deposita parte do salário (através de desconto) e a empresa faz depósito proporcional. Em geral no mercado, a contribuição da empresa varia de 50% a 300% ao correspondente do funcionário.

Para este benefício há algumas regras para receber os depósitos da empresa, por exemplo, tempo mínimo de participação na empresa ou acesso progressivo ao montante. Estas condições reforçam o compromisso de longo prazo com os colaboradores.

Benefício para empresa: aliado para reduzir a rotatividade de funcionários (turnover).

Benefício: Empréstimo Consignado

Benefícios RH - Empréstimo ConsignadoA falta de educação financeira faz com que muitos brasileiros não tenham controle sobre seus gastos, o que resulta em desequilíbrio financeiro.

Segundo o Ibope, 73% dos brasileiros acabam gastando todo o salário antes do próximo cair e sentem falta de uma orientação financeira. As consequências são dívidas e transtornos que impactam na produtividade.

O empréstimo consignado oferece uma linha de crédito especial aos colaboradores da empresa, com os menores juros de mercado. Este tipo de financiamento é mais vantajoso para as pessoas (mais barato) e empresa financeira (menor risco de inadimplência), pois o débito é realizado diretamente na folha de pagamento.

Benefício para empresa: ajudar funcionários a resolver problemas financeiros, assim, evitar impacto em sua produtividade.

Benefícios RH Funcionais

Muitas pessoas precisam de ferramentas para desempenhar suas atividades, é o caso de equipes comerciais e operacionais externas. Avaliamos como Benefícios RH Funcionais os recursos oferecidos aos colaboradores para exercerem suas atividades, confira abaixo.

Celular corporativo

Vale-Combustível

Estacionamento

Veículo corporativo

Benefício: Celular corporativo

Benefícios RH - Celular corporativoO avanço das tecnologias tornou o mercado mais dinâmico, as pessoas desejam respostas rápidas ou imediatas, assim, é fundamental manter a comunicação ágil para sucesso empresarial.

O celular é o meio mais rápido de comunicação: oferece mobilidade e sempre está próximo de nossas mãos. O custo para contratar o celular corporativo reduziu ao longo dos últimos anos, mesmo com aumento de franquias, como planos de ligações ilimitadas. Antes um recurso apenas para diretores ou área comercial, passou a ser utilizado para outros cargos e departamentos.

Benefício para empresa: garantir que o colaborador tenha comunicação fácil e direta com público interno (equipe e departamentos) e/ou público externo (clientes, parceiros ou fornecedores).

Benefício: Vale-Combustível

Benefícios RH - Vale-CombustívelEm funções que precisam de deslocamento como vendedor ou técnico externo, o colaborador pode receber o benefício vale-combustível para abastecer o veículo.

Normalmente disponível em formato de cartão pré-pago, o valor é disponibilizado para abastecimento do veículo em postos de combustível ou oficinas mecânicas para pequena manutenção veicular (troca de óleo, por exemplo).

Diante desta necessidade, algumas empresas criam parcerias com postos de combustíveis próximos há suas matrizes, porém, ao longo do tempo, identificam que estas parcerias são inadequadas. Os principais motivos deste insucesso são: falta de relatórios dos postos parceiros; necessidade de abastecimentos quando distante das sedes; fraudes em notas; entre outras irregularidades.

O vale-combustível é um benefício fundamental para muitas atividades externas.

Benefício para empresa: garantir mobilidade ao funcionário com atividades externas que utilize veículo.

Benefício: Estacionamento

Benefícios RH - EstacionamentoO funcionário que utiliza o veículo próprio ou da empresa para exercer suas atividades encontra uma necessidade inevitável: estacionar o carro. Assim, muitas companhias oferecem estacionamento na empresa ou externo para guarda do veículo. Em muitas situações através de reembolso.

Benefício para empresa: garantir agilidade no dia a dia, tranquilidade do funcionário e segurança do veículo.

Benefício: Veículo corporativo

Benefícios RH - Veículo corporativo
Direcionado para cargos da alta gestão ou funções exclusivamente externa, o carro corporativo oferece ao colaborador a conveniência de utilizar um veículo sem o custo de adquiri-lo.

A empresa realiza um contrato de aluguel com gestora de frotas, no qual fica responsável pela manutenção, documentação e proteção (seguro).

Benefício para empresa: diferencial competitivo para atrair e reter profissionais.

Benefícios RH Motivacionais

Consideramos como Benefícios RH Motivacionais todas as vantagens oferecidas ao funcionário para obter melhor desempenho ou qualidade de vida. Confira abaixo o que nós da BenefíciosRH separamos para você!

Horário Flexível

Trabalho a Distância ou Home office

PLR – Participação nos Lucros e Resultados

Reconhecimento

Day Off, a liberdade no dia do aniversário

Benefício: Horário Flexível

Benefícios RH - Horário FlexívelPermitir aos funcionários flexibilidade de horário para trabalhar está entre as principais demandas dos profissionais, segundo pesquisa da consultoria Hays publicado em ‘Análise de Tendências & Salários do Brasil 2018’.

Oferecer liberdade para trabalhar em horários alternativos permite aos funcionários evitar o trânsito nas grandes cidades em horários de pico, e respeita o relógio biológico de cada indivíduo.

As vantagens deste benefício são imediatas: redução do estresse, melhor gerenciamento do tempo pelo colaborador, aumento de produtividade, entre outros ganhos.

E ainda mais oportuno: não custa nada para empresa.

Benefício para empresa: ter colaboradores mais dispostos, satisfeitos e produtivos.

Benefício: Trabalho a Distância ou Home office

Benefícios RH - Trabalho a Distância ou Home officeAs empresas e gestores mais atualizados perceberam que o mais importante é o desempenho de cada profissional, independente da presença física. Com isso, pouco importa onde ele esteja realizando suas atividades, se entregar os resultados esperados.

Baseadas nesta nova mentalidade e popularização das tecnologias, as empresas estão permitindo cada vez mais que o trabalho seja realizado a distância. Segue alguns locais: escritório convencional, ambiente público ou na casa do colaborador (home office).

Este benefício recebeu garantia legal na  CLT através da modernização da Lei Trabalhista 13.467/2017, no  qual especificou claramente o teletrabalho, inclusive prevendo o custeio de equipamentos, mobiliário ou outras despesas.

Benefício para empresa: aumentar o desempenho e satisfação das pessoas. Há possível redução do escritório físico.

Benefício: PLR – Participação nos Lucros e Resultados

Benefícios RH - PLR - Participação nos Lucros e ResultadosCompartilhar com os funcionários o desempenho positivo da empresa traz muitos ganhos para organização. Esta é a função do PLR – Participação nos Lucros e Resultados, que distribui uma parte dos ganhos obtidos pela empresa no ano.

Entre as principais vantagens ao adotar a PLR está: estimular a equipe para atingir os resultados desejados, equilibrar a remuneração entre fixa e variável e aumentar reputação da companhia.

As regras e condições deste benefício são regidas pela Lei 10.101/2000, que estabelece, por exemplo, índices específicos de produtividade, qualidade ou lucratividade da empresa.

Manter a produtividade da companhia é um desafio constante dos gestores, e este benefício é uma excelente ferramenta para manter a equipe engajada e alcançar os resultados almejados.

Ponto favorável: o desembolso é realizado apenas quando os resultados e lucros são atingidos.

Benefício para empresa: aumentar a dedicação e engajamento dos colaboradores para alcançar os objetivos e metas da empresa.

Benefício: Reconhecimento

Benefícios RH - ReconhecimentoO ser humano é estimulado por incentivos, uma forma simples e saudável de manter a equipe engajada é reconhecer as pessoas.

São exemplos plausíveis para reconhecimento: atividades bem desempenhadas, conquistas de resultados, melhorias de processos, colaboração com os colegas.

Existem formas variadas para reconhecer colaboradores, alguns exemplos práticos: carta nominal feita pelo gestor/diretor, comunicação pública para equipe ou departamentos, verba-auxiliar para funcionário ou família para algo que seja especial para estes, bonificação financeira, entre outros.

Independente da forma, o mais importante é valorizar as atitudes ou resultados positivos.

Benefício para empresa: fortalecer o elo entre a companhia e colaborador.

Benefício: Day Off, a liberdade no dia do aniversário

Benefícios RH - Day Off, a liberdade no dia do aniversárioVocê já sentiu culpa por não conseguir estar com sua família todo o tempo que gostaria?

Passamos boa parte de nossas vidas em atividades profissionais, o que reduz nosso tempo livre disponível.

O Day Off é um benefício para que o colaborador tenha o dia do seu aniversário livre para utilizar da maneira que mais gosta. Um dia especial para ser comemorado da forma que o colaborador quiser.

Adotar e praticar esta política melhora a qualidade de vida das pessoas, aumenta a satisfação e gera reconhecimento positivo para imagem da empresa.

E ainda, não há nenhum custo direto. Por que não adotar?

Benefício para empresa: reconhecimento dos colaboradores e familiares pela demonstração que a empresa está preocupada como bem-estar das pessoas.

Benefícios RH Extras

Conheça outros benefícios RH empresariais significativos, porém adotados com menor frequência.

Vale presente: cartão pré-pago entregue em datas ou situações especiais como aniversário do funcionário, dia do profissional, nascimento de filho, entre outras comemorações.

Convênios/descontos comerciais: programa de vantagens comerciais para o grupo da empresa na aquisição de produtos e serviços, por exemplo: desconto em restaurantes, óticas, agências de viagens, papelarias, escolas de idiomas, compra de ingressos, etc.

Farmácia: desconto em medicamentos para realização de tratamentos e cuidados com a saúde. Muitas vezes oferecido pelo próprio plano de saúde.

Plano de Academia: auxílio na mensalidade de academias para incentivar a prática de atividade física, buscando melhoria da saúde, qualidade de vida e disposição dos colaboradores.

Seguro Automóvel: oferecido ao funcionário que tenha carro particular e utilize o veículo para atividade profissional. Diferencial atrativo na política de benefícios, normalmente oferecido para área comercial ou operacional externa.

Cartão de crédito: a dinâmica do dia a dia ou compromissos profissionais muitas vezes geram despesas extras, tais como: refeições, hospedagens, transportes, material de escritório, etc. O cartão de crédito corporativo supre estas despesas com conveniência e praticidade. Recomendável que exista uma política interna sobre tipos de despesas aceitáveis e condições para uso.

Adiantamento salarial: devido despesas inesperadas ou a falta de controle de gastos, muitas vezes o salário do funcionário acaba antes do final do mês. O adiantamento salarial, normalmente oferecido através de cartão, é um meio fácil de oferecer crédito aos funcionários. Com isso, evitar pedidos inapropriados ou retirada de recursos financeiros da empresa. O colaborador recebe desconto em folha de pagamento.

Auxílio creche: funcionários com filhos têm despesas extras, uma forma de gratificar os colaboradores neste momento é ajudar com a despesa da creche, prestigiando o que as pessoas mais valorizam: filhos.

Conclusão

São inúmeros os Benefícios que podem ser oferecidos pelas empresas.

Quanto maior o reconhecimento pelos funcionários, maior o engajamento e, consequentemente, os resultados e ganhos para a empresa!

Esperamos ter ajudado você, esclarecendo e oferecendo ideias para adotar em sua empresa.

Benefícios RH precisam ser considerados como investimento, pense nisso!

 

Faça Orçamento de Benefícios

Faça orçamento de Benefícios